A Soja Desativada resulta de uma moderna base matricial para nutrição, preservando 100% das proteínas e da energia da oleaginosa. O resultado é uma matéria prima de alta qualidade para a produção de rações de aves e suínos.
A industrialização da Soja Desativa é realizada através de reatores herméticos com temperatura e pressão controladas. Desta forma, fatores anti-nutriocionais são desativados, propiciando a utilização da soja de forma segura nas formulações da nutrição animal.
A Indústria de Soja Desativada da Cooperalfa foi instalada em 2003, na linha Tomazelli, em Chapecó – SC. O projeto concretizou-se após a bem sucedida experiência da cooperativa na industrialização de soja com a transformação da soja em óleo degomado e farelo.
Benefícios
A Soja Integral Desativada é um produto de alta qualidade, que preserva todas as características originais da soja. O seu alto teor de óleo se traduz em energia nas formulações das rações.
No processo de industrialização, são desativados os fatores anti-nutricionais como os inibidores de proteases, as hemaglutininas, entre outros, tornando-a uma matéria-prima segura para a nutrição animal, especificamente de monogástricos (aves e suínos).
Nas formulações das rações com alta energia, a Soja Desativada tem grande vantagem em relação à utilização de óleos vegetais e gorduras animais pela facilidade de manipulação e de misturas homogêneas, bem como pelo custo-benefício.