Surge a maior cooperativa catarinense
Em 1974, a Cooperchapecó uniu-se à Cooperativa Mista Agrícola Xaxiense, de Xaxim-SC. Naquela data, tornou-se a maior cooperativa agropecuária de Santa Catarina. A nova sociedade, resultante da fusão, foi denominada Cooperativa Regional Alfa Ltda, ou Cooperalfa. Com a adição dos armazéns no centro de Xaxim, a capacidade de armazenagem aumentou. A fusão representou um grande salto na estrutura de armazéns, ampliando também a área de atuação, para Quilombo, Coronel Freitas e Nova Erechim. A inauguração do silo de Quilombo, em 1977, representou outro marco na história da cooperativa.
Em 1981, a Cooperalfa contava com uma capacidade total de armazenagem de 70.200 toneladas. Ao longo da década de 1980, continuou a caminhada na ampliação de armazéns, investindo nos municípios de Xaxim, Nova Erechim, Coronel Freitas e Caxambu do Sul.
A construção de um silo em Campo Erê marcou a década de 1990. Em seguida, o grande investimento foi a aquisição da estrutura completa de armazenagem da CooperPindorama, de Xanxerê, e a ampliação do complexo de Linha Tomazelli, Chapecó-SC.