Gerências ampliam saberes na Convenção 2024

A Cooperalfa

'Liderar para Evoluir' foi o tema central da programação realizada em Itá/SC

Publicado em 27/08/2024

Se reinventar, ser criativo, unir a alegria à seriedade, inspirar e reconhecer o melhor das pessoas. Estas são algumas ações de líderes que podem fazer a diferença no cotidiano de trabalho. Como forma de atualizar esses e outros saberes, a Cooperalfa promoveu, de 23 a 25 de agosto, em Itá/SC, a Convenção 2024. Nesta edição do evento organizado pelos setores de Supervisão de Filiais e Recursos Humanos, que reuniu gerentes dos diversos setores da cooperativa, foram desenvolvidas várias atividades com a temática: 'Liderar para Evoluir'. 


Conforme o presidente da cooperativa, Romeo Bet, um líder de setor precisa ser exemplo na sociedade e em todas as funções que exerce. “É necessário ter muito discernimento, jogo de cintura, e estar sempre à frente dos desafios que surgem no dia a dia, mantendo o olhar para frente e passando segurança a seus liderados. O líder já nasce com essa aptidão, começa a liderar cedo, e é uma pessoa diferenciada”, ressaltou o presidente ao mencionar que a Alfa tem uma trajetória de sucesso e daqui para frente os desafios serão diferentes. “Se no passado, foi preciso desbravar espaços, organizar estruturas e atrair os agricultores para que fizessem parte da cooperativa, agora temos que enfrentar as instabilidades do cenário político-econômico e, ainda, atrair os jovens que darão continuidade à Alfa”, afirmou.



Para o 1º vice-presidente, Cladis Jorge Furlanetto, é uma necessidade que os profissionais estejam preparados para assumir suas funções. “Para nós é motivo de alegria acompanhar a programação e é fundamental a iniciativa dos colaboradores na busca por conhecimento, para que possam colocar em prática o que aprenderam e auxiliar no bom andamento dos trabalhos”. 


O 2º vice-presidente, Edilamar Wons, destacou que, entre as competências diferenciadas entre os colaboradores da Alfa, é a proximidade com os associados, a presença constante no campo e o compromisso em apresentar novidades em tecnologias. “Aproveito para agradecer o empenho de todos os colaboradores que contribuem para o sucesso de quase 57 anos da Alfa. Que após retornarem para suas unidades, compartilhem as informações com outros profissionais e associados”. 


Competências ao liderar

Na sexta-feira (23) à tarde, após a abertura dos trabalhos pela direção e equipe organizadora, os participantes acompanharam as palestras de Sandro Magaldi e José Salibi Neto. 

Conforme Sandro, atualmente, as principais competências referidas aos líderes dizem respeito a duas maneiras: técnicas e socioemocionais. “Quando eles reúnem esses dois aspectos, podem extrair o melhor de cada colaborador. Para isso, há um requisito fundamental: capacidade de aprender”, comentou. 

Sobre os jovens, disse que é natural perceber que cada geração traz novas aspirações e o que muda é a velocidade das coisas que hoje se manifesta com uma velocidade diferente. “Cabe aos líderes perceber essa dinâmica e não cometer o erro de segregar esses jovens e, sim, possibilitar o encontro de gerações. É aí que está o virtuosismo de algo que será superior aos esforços individuais”. 



Ao lado de Sandro nas rodas de conversa sobre gestão – e no podcast Gestão do Amanhã - Salibi reforçou que é observado, no decorrer das pesquisas realizadas pela dupla, que a tecnologia cresceu muito mais rápido que a própria maneira de gerir as empresas. “Por isso, buscamos compartilhar uma nova forma de ver a postura da liderança, cultura, relação com clientes e cooperados, sempre com muita inovação”. 


União de gerações 

Ao exaltar o amor e o apreço que mantém pela cooperativa há décadas, a gerente de RH, Janete Volpatto, declarou: “Alcançamos muitas conquistas e crescemos pessoalmente e profissionalmente. Na Alfa temos a oportunidade de ensinar, mas especialmente, somos eternos aprendizes”.

Há dois anos como gerente de Santa Cruz do Timbó, Gustavo Almeida, enfatiza que, ao assumir esse desafio, é preciso preparação no âmbito pessoal. “Buscamos nos desenvolver, aumentar o conhecimento, se preparar emocionalmente para encarar as diferentes situações e entender cada vez mais sobre pessoas. Tudo isso faz parte do anseio de dar continuidade a um trabalho e contribuir para o desenvolvimento da cooperativa”.


Caminho promissor

No sábado (24), após uma manhã de conversa com a direção sobre as conquistas e projetos dos últimos anos, o grupo acompanhou uma palestra com o economista e jornalista Luis Artur Nogueira. Segundo ele, o atual cenário econômico possui muitos desafios, em âmbito mundial, com guerras, eleições nos EUA; e no País, com um governo novo e uma nova política econômica, porém, temos também, muitas oportunidades, principalmente a quem deixa de se preocupar um pouco com Brasília e foca no próprio negócio. O setor privado é quem faz o Brasil crescer e toma as decisões para o próprio sucesso. O cooperativismo, por sua vez, é um modelo econômico de sucesso e tem um caminho promissor no Brasil”, enalteceu. 



O presidente encerrou os trabalhos com uma mensagem em que agradeceu novamente o comprometimento das equipes e reforçou o papel imprescindível de cada um, no crescimento da Alfa.

De volta para casa, os participantes ampliaram a bagagem de conhecimentos e tiveram o suporte de mais uma mochila e obras dos palestrantes Sandro Magaldi e José Salibi Neto.



Assessoria de Imprensa Cooperalfa.