Alfa 57 anos: Experiências que engajam e motivam

A Cooperalfa

Na Cooperalfa, o sentimento de fazer parte, é a ligação do colaborador com a cooperativa

Publicado em 28/10/2024

Um trabalho em equipe realizado por muitas mãos gera resultados positivos. Na Cooperalfa essa jornada é caracterizada pela união de esforços, reconhecimento, que une talentos, habilidades e força para alcançar um objetivo comum. É sinônimo de união, conexão, eficiência e produtividade, uma prática fundamental que seria difícil de ser executada individualmente.  


As 22.800 famílias associadas da Alfa e os mais de 4 mil colaboradores, ao longo dos 57 anos, têm em comum o apreço pelo cooperativismo e o orgulho em fazer parte da história da Alfa. Cada colaborador compartilha seu conhecimento e inúmeras experiências, como o gerente do setor comercial que está na Alfa há 48 anos, Lourenço Lovatel. 


Ele lembra que, com o passar dos anos, vivenciou muitas mudanças e se diz feliz pela escolha da profissão. “Vim da agricultura, trabalhei um período como técnico agrícola, na sequência vim para o setor comercial e aqui cada dia é uma nova oportunidade”. Segundo Lourenço, o trabalho no setor comercial é dinâmico. “É um prazer viver e passar pelos percalços de aprendizados. Com o tempo a gente fica calejado e aprende que a vida tem altos e baixos e eles são necessários. Todo dia é uma nova batalha, um novo negócio, uma nova situação, basta você saber administrar”. 


O setor comercial da Cooperalfa é formado por 44 profissionais. Ao citar a importância de ter um grupo formado por diferentes idades, Lourenço menciona: “Eu acredito no jovem e não tenho dificuldade de entender e acompanhar as mudanças, a pressa e as rebeldias deles, especialmente para mim, que sou um pouco meticuloso. A vida é dura e eles nos reanimam com as molequices no dia a dia. Nós precisamos disso”. 

 

 A certeza de estar no caminho certo 

O gerente da filial de Abelardo Luz-SC, Ademir Antoniak, iniciou na Cooperalfa em 1997 como auxiliar de depósito. Colaborador há 27 anos, afirma que a Alfa é como uma mãe que faz parte da sua vida. “Teve um período que me ausentei por alguns meses da cooperativa, mas foi muito difícil conseguir assimilar esse momento sem estar todo dia na empresa”. 


Entre os maiores desafios, atualmente, para Antoniak é acompanhar as mudanças. “Precisamos ter uma sintonia com as informações que acontecem no dia a dia. É difícil absorver tudo e em seguida colocar em prática”, disse. Ele ainda salienta a importância de ter a conexão com as gerações mais novas. “Precisamos estar abertos às inovações, a nova geração vem em uma velocidade constante e nós precisamos nos unir e transmitir a eles o nosso conhecimento”.  


Segundo ele, alguns pontos-chaves para obter bons resultados em equipe são o diálogo, o dinamismo e a comunicação clara das metas e os objetivos. “Esse entendimento é essencial para o trabalho ser bem desenvolvido e juntos atingirmos os resultados”. Ele ainda demonstrou gratidão em fazer parte da Alfa. “Sou grato por chegar até aqui. A minha caminhada teve a união de várias mãos, das pessoas que acreditaram em mim, das equipes de trabalho e dos nossos associados, pela confiança”. Ele finaliza: “Agradeço a Deus e à minha família, em especial à minha esposa, que sempre deu muito apoio e deixou o trabalho para me acompanhar. Ao meu pai (em memória), minha mãe, que sempre foram pessoas humildes e deixaram muitos ensinamentos, e isso tudo é resultado de quem sou hoje”.   

              

A nova geração e as oportunidades  

Cada geração traz consigo algo novo, moldando e definindo os cenários sociais e profissionais. A filha de associados há mais de 40 anos, Veridiane Gavenda, relembra que ainda quando era criança ouvia no rádio o informativo Cooperalfa. “Sempre admirei a Cooperalfa pelo trabalho, por ser uma grande empresa e quando ouvia o informativo para mim era uma coisa muito grande, algo que estava distante, estimava o trabalho da cooperativa, mas não me imaginava trabalhando na Alfa, hoje é uma realização fazer parte”, afirma Veridiane.  


A colaboradora iniciou na Cooperalfa como auxiliar de limpeza há seis anos e há um ano foi promovida gerente do Superalfa de Coronel Martins-SC. Aos 26 anos, a jovem, com vontade de aprender e fazer a diferença, não deixa de auxiliar a equipe. “Venho de uma família humilde e para eles também é muito gratificante estar numa cooperativa que dá oportunidade, valoriza as pessoas e incentiva para que se desenvolvam”.  


Para Veridiane, um dos diferenciais no dia a dia do trabalho é conquistar a confiança do grupo e, a partir de então, analisar, ver de que forma e como cada um pode contribuir. “É uma troca, uma construção diária, aprendemos juntos a partir das experiências de cada um”. Ao pensar no futuro, Gavenda afirma: “Mesmo sendo jovem, tenho a certeza de que pretendo ficar muitos anos na Alfa. Ninguém começa de cima e sim de degrau em degrau, aos poucos cada um vai construindo a sua história e eu espero que a minha sirva de exemplo. Um dia a gente chega lá”.   

 

A conexão que gera resultados  

A diversidade geracional tem sido uma realidade bastante comum nas empresas. Cada vez mais, diferentes gerações com suas vivências, valores e perspectivas únicas convivem lado a lado nos ambientes de trabalho. Na Cooperalfa, dos 4.271 funcionários, 21% são da geração X, (nascidos entre 1965 a 1980), 40% dos colaboradores são da geração Y, (nascidos entre 1981 a 1994) e a geração Z (atual), com os nascidos a partir de 1995, conta com 39% dos colaboradores. Um cenário aparentemente complexo, mas que deve ser visto como um panorama rico em oportunidades.  


O 1º vice-presidente da Cooperalfa, Cládis Jorge Furlanetto, destaca que ao oferecer oportunidade e valorizar o trabalho das diferentes gerações, a Alfa contribui para que o colaborador queira construir uma carreira na cooperativa. “Deve haver uma visão positiva desta multiplicidade de ideias e experiências, as diferenças entre as gerações e explorar os pontos fortes de cada uma, transformando em um catalisador de crescimento e inovação, assim o colaborador se desenvolve e a cooperativa também”, afirma Cládis.  


Segundo Cládis, a cooperação reforça o compromisso da parceria e de manter o olhar na mesma direção. “O entrosamento entre as pessoas, a ajuda mútua faz parte da nossa história, somos uma cooperativa que tem o espírito de união e de coletividade e é preciso continuar, estar aberto, colaborar e contribuir”.  


Furlanetto ainda agradeceu aos colaboradores pelo empenho e dedicação. “Muito obrigado e parabéns a todos os funcionários que trabalham com o espírito de equipe e tem uma proximidade com o produtor. Com certeza esse atendimento especial é um dos nossos grandes diferenciais e faz de nós uma cooperativa sólida, com pioneirismo, tradição e nos dá longevidade.”.  

 

 Assista a matéria completa

https://www.youtube.com/watch?v=It7WuIfQCOc




 Assessoria de Imprensa Cooperalfa