O Dia Nacional do Campo Limpo está sendo comemorado na AERA OESTE – Associação das Empresas Revendedoras de Agroquímicos do Oeste Catarinense, que envolve agropecuárias, cooperativas e fumageiras, localizada na linha Sede Figueira, município de Chapecó, com a visita, dia 17 de agosto, de 1.200 alunos de escolas da região Oeste de SC.
O objetivo, de acordo com Volnei Lazari, Gerente da AERA OESTE, é conscientizar a população sobre a importância da devolução dessas embalagens, após a tríplice lavagem, como é recomendado. “Abrimos para visitação das crianças e falamos sobre a importância do meio ambiente limpo e puro. Essas crianças levam as informações para casa, compartilham com os pais”.
O índice de recolhimento de embalagens de agroquímicos comercializados no Oeste Catarinense é de 95%. A Cooperalfa tem grande participação nesse trabalho, “fruto da conscientização realizada há vários anos no momento da venda do produto, assistência técnica e eventos sobre a preservação dos recursos naturais”, enfatiza a Analista Ambiental da Cooperalfa, Edione Rebonatto.
O Dia Nacional do Campo Limpo, comemorado no dia 18 de agosto, é um marco sobre a devolução das embalagens de agroquímicos, “momento de tratar desse assunto principalmente com as crianças, que ajudam a conscientizar os adultos e são nosso futuro”, disse o Presidente da AERA OESTE, Gerente do Setor Ambiental da Cooperalfa, Clenoir Soares, ele que também preside o Comitê de Bacias Hidrográficas de Chapecó-Irani.
A Cooperalfa, as demais 34 entidades que fazem parte da AERA OESTE, e o INPEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias - tem um papel muito importante nesse processo, “uma ação conjunta que garante o sucesso do Campo Limpo”, finaliza Soares.