Amor à Moda Antiga no Superalfa Chapecó

Publicado em 10 de junho de 2019

Comentário(s)

Na semana dos namorados (10 a 14 de junho), o Centro de Memória Alfa/MaxiCrédito - CEMAC, exibe a exposição fotográfica "Amor à Moda Antiga" no hall de entrada do Superalfa Chapecó e agência Pioneiro do Sicoob MaxiCrédito. Produzida pelo CEOM/Unochapecó, a exposição resgata a história dos casamentos de 1900 a 1970, protagonizada por casais que fixaram residência na região Oeste Catarinense. Trata de casamentos realizados no Rio Grande do Sul, de onde os noivos migraram, e também de cerimônias ocorridas em solo catarinense.

As imagens são resultado de pesquisa realizada por demanda espontânea (quando os interessados oferecem-se para colaborar) e retratam, em sua maioria, o ritual de casamento sob a ótica religiosa católica, especialmente em retratos do casal de noivos. Raros eram os noivos que mantinham um álbum completo da cerimônia ou de outros momentos, como o namoro.

Das primeiras imagens, feitas dias ou meses depois da cerimônia, vamos acompanhando a gradativa popularização da fotografia, que passa a retratar o momento do ato e os aspectos cotidianos, de modo mais espontâneo, abandonando a teatralização da imagem, tão comuns nos primeiros tempos. Como pensar as relações afetivas através do tempo? “Amor à moda antiga” promove reflexões acerca das mudanças ocorridas no amor e no casamento ao longo das décadas.




Comente


Leia também

Conhecer para Cooperar

02 de setembro de 2016

Dia Nacional do Campo Limpo envolve 1.200 crianças em Chapecó

18 de agosto de 2016

Cooperalfa reuniu quadro de lideranças em agosto

14 de outubro de 2016

Gestão das propriedades em Ipuaçú

23 de agosto de 2016

As oportunidades da crise

01 de setembro de 2016

Identificada nova praga de pastagens em Santa Catarina

23 de agosto de 2016

Cooperalfa inicia o ano do seu cinquentenário

05 de janeiro de 2017

Contatos Cooperalfa

Contatos dos setores

Trabalhe na Cooperalfa

Ligar para matriz
(049) 3321-7000

Av. Fernando Machado, 2580-D
Passo dos Fortes
Chapecó / SC