Embrapa cria robô que identifica plantas com problemas

Publicado em 11 de julho de 2018

Comentário(s)

Cientistas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estão desenvolvendo um projeto que pretende fazer com que robôs identifiquem plantas com algum tipo de problema de forma automática. A pesquisa envolve técnicas de inteligência artificial e conhecimentos em robótica, além da reconstrução das frutas em 3D para elaboração dos testes. 

O projeto busca auxiliar a agricultura de precisão a encontrar plantas doentes ou com pragas, fazer a contagem e estimativa da produção e encontrar áreas com deficiência de nutrientes. De acordo com o pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária, Thiago Teixeira Santos, líder da pesquisa, esse experimento pode abrir caminho para a automação dentro da agricultura. 

“A próxima geração de equipamentos agrícolas incluirá máquinas de pequeno porte e robôs que desempenham tarefas específicas. É um maquinário que vê e toma decisão, isto é, dotado de capacidade para ‘raciocinar’ com base no que é observado no campo”, comenta. 

O método irá utilizar tecnologia de ponta em imageamento, robótica e visão computacional. Segundo Luis Henrique Bassoi, pesquisador da Embrapa Instrumentação, serão utilizados algoritmos específicos para que a máquina consiga  identificar as plantas, os frutos e também partes do terreno em que tenham que ter mais cuidado.  

“A utilização dessas ferramentas e procedimentos para o reconhecimento de partes de uma espécie vegetal de interesse do produtor agrícola ou técnico permitirá a obtenção de forma automatizada de informações úteis, como a estimativa de produção em uma área, quais as partes da área que podem ser mais ou menos produtivas, o nível de incidência de pragas e doenças nas plantas dessa área, entre outros”, finaliza. 

Fonte: Agrolink




Comente


Leia também

Conhecer para Cooperar

02 de setembro de 2016

Dia Nacional do Campo Limpo envolve 1.200 crianças em Chapecó

18 de agosto de 2016

Cooperalfa reuniu quadro de lideranças em agosto

14 de outubro de 2016

Gestão das propriedades em Ipuaçú

23 de agosto de 2016

As oportunidades da crise

01 de setembro de 2016

Identificada nova praga de pastagens em Santa Catarina

23 de agosto de 2016

Cooperalfa inicia o ano do seu cinquentenário

05 de janeiro de 2017

Contatos Cooperalfa

Contatos dos setores

Trabalhe na Cooperalfa

Ligar para matriz
(049) 3321-7000

Av. Fernando Machado, 2580-D
Passo dos Fortes
Chapecó / SC