Plantio de soja e milho nos EUA evolui bem

Publicado em 24 de maio de 2017

Comentário(s)

O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) atualizou os números de plantio dos grãos no país. O anúncio foi realizado na segundafeira, dia 22 de maio. O plantio de milho e soja está dentro do esperado, ligeiramente acima das expectativas. 

Conforme o USDA, o plantio da soja evoluiu de 32% para 53% da área em uma semana, enquanto o mercado esperava algo entre 47% e 52%. O índice fica em linha com o mesmo período do ano passado e 1 ponto percentual abaixo da média dos últimos cinco anos. 

O milho já está com 84% da área semeada, contra 71% da semana passada, mantendo-se compatível com as projeções, que variavam de 82% a 87%. Assim como na soja, o total fica em linha com o ano passado e apenas 1% abaixo da média. 
Para o consultor de mercado Vlamir Brandalizze, da Brandalizze Consulting, os dados estão dentro da normalidade e, por isso, não deve trazer um impacto muito severo para o andamento das cotações na Bolsa de Chicago. "Isso não deve ter muito efeito nem para cima e nem para baixo", diz. 

Devido ao excesso de chuvas em algumas importantes regiões produtoras, as especulações sobre a necessidade de replantio em algumas delas continuam crescendo, principalmente no estado de Illinois. “O seguro agrícola permite que o replantio seja feito ate o início de junho, porém, já é sabido que isso traz riscos para uma menor produtividade. E as previsões mostram mais chuvas nesta semana", diz o analista sênior do portal Farm Futures, Bob Burgdorfer.

Segundo Richard Feltes, corretor da RJ O'Brien, as lavouras de milho plantadas no final de abril e nos primeiros dias de maio podem estar com problemas. "Isso parece ser mais do que só uma mancha no radar. Podemos perder o suficiente em acres de milho para que seja significativo", diz. "Alguma chuva não será muito agressiva agora, mas precisaremos de mais um período para acabar de secar algumas áreas para que possam ser semeadas. Será preciso a janela de uma semana para que o tudo seja concluído até 1º de junho (no caso do milho)", completa. 

Próximos dias devem ser de chuva

O NOAA traz ainda a previsão para os próximos 7 dias, com as chuvas pesadas ainda em alguns estados do Corn Belt (cinturão do milho).

No último final de semana, uma nova rodada de fortes chuvas chegou ao Meio-Oeste americano, segundo o Commodity Weather Group (CWG), de forma generalizada. No leste de Nebraska, oeste de Iowa, Missouri, centro de Illinois e sul de Indiana, os acumulados foram de até 76,2 mm. 

Daqui em diante, para a agência climática MDA, nestes próximos dias, as chuvas nas regiões sul e centro do Meio-Oeste americano deverão deixar mais lento o avanço do plantio tanto da soja, quanto do milho. 

Editado pela Assessoria de Imprensa da Cooperalfa com informações do site Notícias Agrícolas




Comente


Leia também

Conhecer para Cooperar

02 de setembro de 2016

Dia Nacional do Campo Limpo envolve 1.200 crianças em Chapecó

18 de agosto de 2016

Cooperalfa reuniu quadro de lideranças em agosto

14 de outubro de 2016

Gestão das propriedades em Ipuaçú

23 de agosto de 2016

As oportunidades da crise

01 de setembro de 2016

Identificada nova praga de pastagens em Santa Catarina

23 de agosto de 2016

Cooperalfa inicia o ano do seu cinquentenário

05 de janeiro de 2017

Contatos Cooperalfa

Contatos dos setores

Trabalhe na Cooperalfa

Ligar para matriz
(049) 3321-7000

Av. Fernando Machado, 2580-D
Passo dos Fortes
Chapecó / SC