Brava Gente Italiana encanta público na III Noite de Cinema do Cemac

Publicado em 19 de maio de 2017

Comentário(s)

O Cemac (Centro de Memória Alfa-MaxiCrédito) promoveu a III Noite de Cinema no dia 18 de maio. A ação, em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, foi realizada no Auditório do Sicoob MaxiCrédito, em Chapecó-SC e apresentou o documentário Brava Gente Italiana, do diretor Sérgio Sbragia. O evento iniciou com a apresentação do Coral de Chapecó, cantando o hino dos imigrantes italianos no Brasil “Mérica, mérica”. 

A historiadora do Cemac, Elisandra Forneck, destacou a exibição do documentário em homenagem aos 100 anos de Chapecó, comemorados em 2017. “Sabemos que a região foi colonizada predominantemente por descendentes de italianos e esta é uma forma de homenageá-los”. 

Representando o presidente Romeo Bet, o assessor de imprensa da Cooperalfa, Julmir Cecon, ressaltou o “italianismo” como extremamente relevante para o desenvolvimento do Brasil. “São imigrantes que trouxeram consigo a cultura da cooperação, fundamental para o desenvolvimento da nossa agricultura. Somos descendentes de homens e mulheres que nos ensinaram que não é possível vivermos sem o comportamento cooperativo. O espírito de entre ajuda suaviza a competitividade e ameniza as relações”.

O vice-presidente do Sicoob MaxiCrédito, Ari José Roman, exaltou a criação do Cemac com o objetivo de resgatar a história e a memória de duas cooperativas parceiras. Ele ressaltou ainda o crescimento da cooperativa de crédito, hoje com 140 mil associados em várias regiões de Santa Catarina.

Documentário Brava Gente Italiana

Brava Gente Italiana tem como personagens descentes de italianos oriundos da região de Bassano Del Grappa, no Norte da Itália. No fim do século de 1800, fugindo da guerra, fome e miséria, estes homens e mulheres simples deixaram suas raízes em busca de novos horizontes na América. A maior parte destes imigrantes se estabeleceu no Sul do Brasil.

Após a exibição de Brava Gente Italiana, na III Noite de Cinema promovida pelo Cemac, o público conversou com o diretor do longa, Sérgio Sbragia. Conforme ele, o documentário mostra personagens reais marcados por símbolos fortes herdados de seus antepassados: a alegria, a religiosidade, os laços fortes com a família, a culinária própria e a produção do vinho. 

Sérgio Sbragia também é descendente de italianos, mas pertencente a outra leva de imigrantes, do Pós II Guerra Mundial.  Ele contou que a iniciativa do filme partiu do seu produtor, Carlos Moletta. A prima de Carlos, Suzete Moletta, é uma das personagens do documentário. “Como tantos outros descendentes, a partir de uma curiosidade sobre seus antepassados, ela escreveu um livro sobre a história da sua família”. Brava Gente Italiana é, em parte, baseado no livro de Suzete. 

Sbragia comenta ainda que, em sua pesquisa, encontrou uma vasta bibliografia sobre a história de famílias de imigrantes italianos. “O culto aos antepassados, a busca pela história da família, bem como as fotos emolduradas nas paredes das casas, é uma curiosidade que observei no processo de construção deste trabalho”, ressaltou.

Filmado no Paraná e no Rio Grande do Sul, o filme também aportou na Itália, na terra de onde partiram os antepassados destas famílias. Abordou o comportamento de muitos descendentes de retornarem à terra de origem dos antepassados. “As pessoas, a partir de certa fase da vida, começam fazer o caminho de volta. Isso é muito nítido na cultura italiana”, finalizou Sbragia. 

Assessoria de Imprensa Cooperalfa / Samara Braghini
 




Comente


Leia também

Conhecer para Cooperar

02 de setembro de 2016

Dia Nacional do Campo Limpo envolve 1.200 crianças em Chapecó

18 de agosto de 2016

Cooperalfa reuniu quadro de lideranças em agosto

14 de outubro de 2016

Gestão das propriedades em Ipuaçú

23 de agosto de 2016

As oportunidades da crise

01 de setembro de 2016

Identificada nova praga de pastagens em Santa Catarina

23 de agosto de 2016

Cooperalfa inicia o ano do seu cinquentenário

05 de janeiro de 2017

Contatos Cooperalfa

Contatos dos setores

Trabalhe na Cooperalfa

Ligar para matriz
(049) 3321-7000

Av. Fernando Machado, 2580-D
Passo dos Fortes
Chapecó / SC